sexta-feira, 28 de outubro de 2016

O Banco Sofisa Direto é seguro? Vale a pena?

O Banco Sofisa é seguro?
O Banco Sofisa é confiável?
Alguém conhece o Banco Sofisa?
O Banco Sofisa vale a pena?

Essas são questões que estamos escutando o tempo todo quando falando em finanças. Está todo mundo querendo saber a resposta para estas perguntas, desconfiados. Por isso, preparei para vocês, meus queridos leitores, um "review" sobre o Sofisa! Tudo aquilo que você sempre quis saber, mas nunca teve para quem perguntar.

Primeiro, vamos puxar um pouco da história do banco Sofisa. Mesmo que ele pareça uma espécie de novidade no mundo das finanças, o banco já é bastante antigo. Foi fudado em 1961, já com o nome de Sofisa. Como na época não existia internet, os bancos pequenos acabavam sendo muito pouco conhecidos, e a pessoa comum não tinha acesso aos seus produtos; de forma que ele acabava sendo um produto de nicho, para pessoas muito específicas. 


Foi com o advento da internet, e a popularização do acesso por dispositivos móveis e internet banking que o banco Sofisa teve seu grande salto. A criação das contas bancárias digitais, em 2010 pelo Banco Central, foi o grande estímulo que faltava para a popularização dos bancos pequenos e médios, porque como toda pessoa faz questão de manter uma conta corrente em um banco grande, a isenção de tarifas era quase que um fator obrigatório para sua popularização. 

Assim, o banco criou a marca "Sofisa Direto", que se trata de um produto do banco voltado para investidores com acesso à internet, smartfones, e ao internet banking como um todo. Mas o que o "Sofisa Direto"?. É uma conta bancária exclusiva para investimentos (ou seja, não tem talão de cheques, cartão de débito, nada). Esta conta só aceita transferências via DOC ou TED de uma conta corrente do mesmo titular em outro banco. Todo o processo deve ser feito online. Desde a abertura da conta o processo todo é eletrônico, sem contato humano. Ou seja, o banco não tem agências físicas para atendimento, e todo contato com o usuário é feito via internet. 

Mas qual é a grande vantagem, então, de ter uma conta de investimento no banco Sofisa?  Para que ele serve? 

 O foco do banco Sofisa são investimentos em CDB. O banco possui uma série de CDBs com diferentes prazos de resgate, todos eles com uma rentabilidade muito acima da praticada por bancos grandes. O produto mais famoso do banco é o CDB com liquidez diária, que rende 100% do CDI. Para se ter uma idéia do que isso significa, um CDB de banco grande tem rendimento muito inferior, normalmente de cerca de 80% do CDI. Isso significa, na prática, que o dinheiro investido ali vai render até 25% a mais do que se estivesse em um banco comum. Não há valor mínimo para os investimentos (pode ser de R$ 1 se voce quiser), eles não pedem comprovante de renda, e permitem novos aportes, bem como resgates parciais do valor investido.

Mas como abro uma conta no Sofisa? Para abrir a conta no sofisa, você deve entrar no site do banco, e abrir a conta online. Você faz um cadastro pela internet, e envia fotos de seus documentos por e-mail ou por whatsapp. Isso mesmo, não é necessário enviar nada pelo correio e nem comparecer pessoalmente na agência. Mas se você pretende abrir a conta lá, saiba que eles são bem rígidos com os dados, e verificam tudo. Portanto, tome cuidado para que os números de telefone fornecidos realmente atendam (principalmente o número comercial), e as fotos estejam bem nítidas, senão o cadastro não dará certo. 

Depois que sua conta estiver aberta, eles enviam um e-mail informando que seu acesso foi liberado, e a partir daí você passa a fazer todo acesso via internet. Não tem nenhum tipo de taxa ou tarifa; é realmente tudo "grátis". Para fazer os investimentos, você realiza um DOC ou TED de sua conta corrente comum, e em cerca de 30 minutos o dinheiro aparece na sua conta do Sofisa para você fazer os investimentos. Para fazer o resgate, o processo é o inverso: você solicita resgate no Sofisa, e faz um TED (grátis) do Sofisa para sua conta corrente comum.

Mas posso utilizar a conta do Sofisa como uma conta corrente comum, com cartão de débito e crédito? Não, gente... o banco é para investimentos, gente; as únicas opções disponíveis são fazer e resgatar investimentos, e transferir o $ para sua conta corrente normal do banco  grande. 
Mas o Sofisa é seguro? Sim, é muito seguro, por dois motivos. O primeiro motivo é que todos os investimentos disponíveis no banco são cobertos por um seguro chamado Fundo Garantidor de Crédito (FGC). O é uma seguradora gigantesca, que faz o seguro de todos os produtos. Isso significa que caso o banco quebre, ou vá à falência, todo seu saldo de investimentos, até o valor de R$ 250 mil, está garantido, e você recebe este dinheiro de volta do seguro em cerca de 60 dias. É como se fosse um seguro de carro mesmo, e no FGC você pode confiar, pois é uma instituição seríssima, que inclusive faz o seguro de todos os investimentos de CDB, caderneta de poupança, e LCI dos bancos grandes, como o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal.

Fonte: Banco Data
Mas o banco é confiável? Não vai quebrar? Bem... garantir que não vá quebrar, obviamente ninguem tem como garantir, né? Mas vamos analisar o balanço e rating do banco. Primeiro, vemos que ele possui rating excelente, tanto pela Fitch (A-) como pela Moody's (Aa3). Ou seja, ele possui o chamado "grau de investimento"; o que na prática é uma espécie de chancela das agências, que diz que "Pode investir aqui que eu considero seguro".  Para fins de comparação, o rating da Petrobrás é B2.. ou seja, é mais "fácil" quebrar a Petrobrás do que o Sofisa. Além disso, o banco vem apresentando lucro líquido constante, sem ter tido prejuízo em nenhum trimestre entre 2014-2016.  Em épocas de crise, só isso já significa muita coisa.

Fonte: Banco Data
O banco tem um excelente aplicativo tanto para Android como para Iphone, que automatiza todo o processo de investimento de forma muito intuitiva. É realmente muito fácil de usar, mesmo por pessoas com menos familiaridade com aplicativos de banco. Todo o processo de investimento, resgate e transferência é automatizado e muito simples. 

Concluindo, ao meu ver o banco Sofisa é uma ótima opção bancária para investimentos, para aquelas pessoas que querem obter uma rentabilidade superior aos bancos grandes, e não querem abrir conta em corretoras de valores, e nem passar por processos complicados ou ter que se envolver em coisas difíceis de entender. 

Bom gente, era isso que eu tinha para falar sobre este excelente banco que é o Sofisa! Portanto, se você fico uinteressado, vale a pena conferir o site do banco!


Fica a dica!! Beijinhos!!! =^.^=

http://www.sofisadireto.com.br/abra-sua-conta/

Nota: A autora não possui qualquer vínculo com o banco, e nem recebeu nada pela matéria.

37 comentários:

  1. Eu até iria investir em LCI nele, mas é no mínimo 1 ano pra deixar parado quando eu vi, como não tenho grande quantia e faço empréstimos não valia a pena ainda.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lyrical!! Obrigado pela visita! O que faz mais sucesso lá mesmo é o CDB 100% CDI com liquidez diária... =^.^=

      Excluir
    2. Quem procura liquidez acaba perdendo rentabilidade.

      Em aplicações que incidem imposto tem ainda a questão da menor tributação após 2 anos.

      Só a reserva de emergência precisa ficar em liquidez.

      Abçs!

      Excluir
  2. Eu uso o Banco Sofisa, minha reserva de emergencia, fica nele, no CDB liquidez diária !! Uma dica para ver se a instituição é sólida é olhar o site http://www.bancodata.com.br/

    Att.

    André Luís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo! O Sofisa tá melhora que muito banco grande viu... Eu esqueci de falar na postagem que aceita investimentos a partir de 1 beija flor =^.^=

      Excluir
  3. Olá, Gatinha Investidora! Achei muito interessante. Eu já estava pensando em abrir conta lá; agora com as suas dicas, devo abrir ano que vem. Agora, eu gostaria apenas de fazer uma ressalva quando você disse que com 100% do CDI a pessoa ganharia até 20% acima dos grandes bancos; na verdade, quando cai de 100 para 80, a pessoa perde 20% de 100, mas quando passa de 80 para 100, a pessoa ganha 25% em cima de 80, ou seja, 20 corresponde a 25% de 80. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! Você tá certo!! Minha conta não foi nem de padeiro, acho que foi de pipoqueiro!! =^.^= já arrumei!

      Excluir
    2. conta de padeiro? kkkkkk deixa eu te explicar padeiro tem que fazer muitas contas viu para não desbalancear a receita, vou te dar um exemplo de pao de sao: receta : 2% de sal 1% de açucar 1% de reforçador ai vc calcula a porcentagem sob a quantidade de farinha desejada e facil? tem muitas receitas assim de pao de sal pao de doce bolos doces salgados e por ai vai

      Excluir
  4. Gatinha, vale a pena escrever cronicas? As famosas narrativas curtas.

    Até pensei em fazer as narrativas em forma de poesia, mas não sei não...Já tem muita poesia por ai.

    Eu até faria um ebook com minhas cronicas e divulgaria pra quem gosta e de graça, afinal se bobear um escritor tem que pagar pras pessoas lerem o que ele faz, então se elas lerem de graça já está ótimo.

    Abraço!




    O que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, desculpa não ter respondido sua outra mensagem! Cronicas, ou contos, são mais fáceis de escrever do que livros. As poesias só "parecem" ser mais fáceis que as crônicas, mas é porque é muito facil escrever poesia ruim, é só jogar um monte de rimas e fica tudo "pela arte"... Creio que se você tenha o dom da palavra, contos ou crônicas são muito mais robustos de se escrever, e podem ser um início antes de se escrever livros, né? Quando você tiver alguma coisa escrita, me passa o link que eu gostaria de ler! Beijocas! =^.^=

      Excluir
    2. Ah, já tava esquecendo... Hoje em dia é facilimo você registrar seu livro de contos na biblioteca nacional (ISBN), é baratíssimo e não precisa mais de intermediador (editora). Você mesmo pode ser sua própria editora. Isso protege sua obra, e ainda engrossa seu currículo. Vale a pena, viu? =^.^= Quanto à divulgação, você pode começar em um blog como esse mesmo... se você conseguir produzir textos de qualidade, a coisa vai muito para frente! Se nem tanto... bom, daí você faz a arte pela arte kkkkk =^.^=

      Excluir
    3. Gatinha, avalia ai então um pedaço de uma poesia minha:

      A garota chega à frente de um prédio
      Cuja aparência é do inicio do século vinte
      Na portaria do hotel Requinte
      Entrega a obra a senhora que sai do tédio

      Um hóspede do hotel chamado tom
      Viu Nicole entregando a obra de arte
      Na coragem para a prosa ele parte
      Chegando nela sente um perfume bom

      Excluir
    4. Parece legal sim.... como você tá pedindo pra "avaliar", umas dicas poderiam ser enriquecer as rimas (prédio/tédio, vinte/requinte, veja que são rimas pobres, ou seja, mesma classe gramatical), e também ajeitar métrica. Pegue um formato padrão (ex: soneto decassílabo sáfico), e ajeite a contagem de sílabas poéticas dos versos, pra ficar padronizado. Versos dodecassílabos também ficariam bons no padrão que você escreve. Experimenta dar uma olhada em coisas como "canção do tamoio, dá uma conferida na métrica e sonoridade: "Não chores meu filho não chores que a vida, é luta renhida viver é lutar... A vida é combate, que aos fracos abate Que os fortes, os bravos Só pode exaltar"... Percebeu a métrica e sonoridade? =^.^=

      Excluir
  5. Você podia fazer um post com fotos suas, pra gente ver se você é gatinha mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiêee! Já me pediram instagram, facebook, etc... Mas infelizmente por se tratar de um blog de finanças, com publicação de balanços financeiros, não dá pra publicar nem meu nome, nem fazer vídeos no youtube, fotos, etc... Basta ver que o Viver de Dividendos tem que usar uma máscara de Jogos Mortais... Fala sério! =^.^=

      Excluir
    2. Gatinha, diga uma mulher pública que vc acha que tenha seu estilo!

      Excluir
    3. Oi!! Alanis Morissette... ou essa foto aí da minha assinatura, tá bem parecido viu ... só que de óculos de grau (wayfarer)... beijocas! =^.^=

      Excluir
  6. Gostei muito deste post. Como já comentei antes terminei a fase de organizar a vida financeira, gastar de modo mais consciente e comecei a fase de investimentos propriamente dita, estas foram dicas muito boas. Depois volto para contar minha experiencia.

    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, migaaaaa, por que você não faz um blog também??? BFF =^.^=

      Excluir
  7. Olá GI, acompanho vários sites de finanças, e finalmente criei coragem de criar o meu, em breve vou começar a postar, posso te add no meu blorroll? abraços !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, só me avise quando estiver funcionando, daí adiciono vc tb aqui!! beijoca! =^.^=

      Excluir
  8. Boas,

    Muito bom o post sobre a Sofisa! Certeza que não vão quebrar? kkkk é uma boa.
    Gostaria que fizesse um post falando a ação de qual empresa só vai subir até 2017.

    Sofisa é uma instituição financeira séria. Tem história, mas nada é garantido.
    Empresas abrem, empresas fecham. Se não fosse assim estaríamos na idade da pedra ainda.

    Parabéns pela iniciativa, ficou legal o post :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo mesmo, só death and taxes! Mas pra quebrar com um balanço assim, só se rolar algum tipo de fraude ou escândalo, senão não.... até porque nos ultimos 52 anos ele aguentou bem né? =^.^=

      Excluir
  9. Olá Gatinha!

    Tenho conta no Sofisa desde 2012 e não posso reclamar, faz 1 ano que minha conta está zerada e não cheguei a investir no CDB diário, como estou querendo voltar estou de olho no Sofisa e no Intermedium.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Corey! Obrigado pela visita!! Creio que pra capital de giro rápido ele é bom, por não ter limitação de valor, fazer TED eletronico e grátis, e permitir aportes e resgates parciais... Não tem pra bater né? =^.^=

      Excluir
  10. GI,

    É ha uns anos atrás antes desse monte de opcoes de CDB/LCI, o Sofisa começou a oferecer investimentos de maneira fácil e rentabilizando mais que a média de mercado ..

    Porém, na época surgiu um boato (boato pois o banco não confirmou e aparentemente o FGC também não) de que as operações de LCI oferecidas não eram realmente lastreadas em ativos, e isso faria com que o cliente perdesse a garantia do FGC ...

    De lá pra cá .. o banco continua por aí ... aparentemente . só boato mesmo ...

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodolfo!! Creio que o banco Sofisa começou a deixar de lado as LCIs, eles raramente tem lastro de LCI por lá... agora o foco são os CDBs mesmo, né? Beijinhos, e obrigado pela visita! =^.^=

      Excluir
  11. É um banco "com cara de banco", voltado a investimentos (empréstimos) e ponto. Posso estar falando besteira, mas acho que essa característica dele, de se concentrar apenas em "poucas" tarefas, é um dos pilares do sucesso. E outra coisa, eles não se podem dar ao luxo de quebrar, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certíssimo! A simplicidade e eficiência deles tornou o serviço de excelência... Às vezes, menos é mais né? Beijinhos e obrigado pela visita! =^.^=

      Excluir
  12. Tenho conta la a 2 anos, nada a reclamar ate agora, uso cdb e lci.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii brigadu pela visita e pelo comentário ! Beijinho! =^.^=

      Excluir
  13. Gatinha, vc sabe se o intermedium tem conta conjunta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieeee!! Tem sim! Também abrem contas para crianças , desde que tenham identidade (RG) e CPF! Beijinhos !! =^.^=

      Excluir
  14. Gatinha, parabéns pelo post, achei bacana, além disso vc escreve muito bem.
    Sucesso, abraço!

    RKinvestimentos

    ResponderExcluir
  15. Apliquei hoje 5k num CDB Sofisa direto. Prazo de 1 ano 107% CDI.

    Pesquisei bastante antes de fazer essa aplicação

    Ótimo post

    valeu

    ResponderExcluir
  16. Bom, após ser rejeitado (kkkk) pelo Intermedium, comecei a buscar outras opções de conta digital e me deparei com o Sofisa. Me fazendo essas mesmas perguntas que introduzem o post, acabei vindo parar aqui! Fiquei com uma dúvida, quer dizer que o Sofisa não permite então, fazer transferências de valores para uma corretora, por exemplo? Minha intenção em abrir conta no Intermedium seria essa, utilizar para fazer transferências para corretoras, além de fazer docs e teds em geral, já que o BB, do qual sou correntista, tarifa essas transações.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir