segunda-feira, 8 de maio de 2017

Socinal Financeira: Vale a pena? Socinal é confiável?

Com as constantes quedas da SELIC e das taxas de juros em geral, estamos cada vez mais tendo dificuldade para encontrar investimentos seguros e rentáveis. As famosas LCIs do banco Intermedium, infelizmente, já não são mais o que um dia foram. As taxas caem a cada dia, conforme o banco cresce e fica mais e mais parecido com um "bancão". Se eles começarem a cobrar mensalidade, para mim não será surpresa. Até a  boa e velha "Caruanã", que era tida como um bastião dos investidores corajosos, com seus RDB com  taxas pra lá de altas (chegou até 140% do CDI) já não é mais a mesma, e hoje tem taxinhas mixurucas (em comparação às antigas). 

E agora?? Pra onde correr??  

Um dos grandes problemas para o investidor é conseguir unir rentabilidade e liquidez. Quanto mais os títulos de renda fixa rendem, menos liquidez a gente tem, e isso pode ser frustrante para as pessoas que se sentem mal só de pensar em deixar seu dinheiro preso. Me lembro das LCI da CHB (Companhia Hipotecária Brasileira), que tinham vencimento para 7 anos.... e até da própria Caruanã Financeira, com RDB de 7 anos... Mas... e se eu quiser rentabilidade e liquidez ao mesmo tempo, quais são as opções?

Já de cara temos os tradicionais CDBs do banco Sofisa e Intermedium, com as já consagradas taxas de 100% do CDI para liquidez diária. Ótimo, né? Mas.... e quem quiser um rendimento maior, sem abrir mão da liquidez, quais seriam as opções?

Pra quem está em um "grupo" de investimentos do banco Intermediu, as taxas são de 105% do CDI, o que é bom, mas não é lá uma Brastemp. Pra quem quer ainda mais.... acaba sobrando uma única alternativa: A financeira Socinal. 

Eu não tenho nada investido lá...e pra ser sincera, nem sabia se eles ainda tinham as "famosas" LC de 118% do CDI com liquidez em D+3.... por isso, fiz uma pesquisa para ver como andavam as coisas por lá, para planejar meus próprios investimentos. O resultado da minha pesquisa foi.... SIM!!! A LC Socinal com liquidez "tri-diária" ainda está lá, e rende até 118% do CDI. Mas vamos aos fatos concretos:

Primeiro - O produto LC da SOCINAL

A Socinal opera com LC, que são um produto praticamente idêntico a um CDB, só que emitido por financeiras, e não por bancos. De forma geral, CDB e LC são ambos são títulos de renda fixa com características semelhantes, contudo, as LCs tendem a ter um rendimento maior A tributação é de 15%, seguindo a escala regressiva de imposto de renda fixa. Quanto maior o tempo do seu investimento, menor será o imposto devido. O imposto incide tão somente sobre os ganhos do seu investimento, e não sobre o valor investido. A Receita Federal instituiu a seguinte tabela:

Até 180 dias  22,5% do rendimento
De 181 a 360 dias 20% do rendimento
De 361 a 720 dias 17,5% do rendimento
Mais de 720 dias 15% do rendimento


O produto é protegido pelo FGC. Assim como na caderneta de poupança, o FGC (Fundo Garantidor de Créditos) funciona como um seguro e garante aplicações com valores até R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) por investidor/CPF. Além do mais, todas as LCs Socinal são registradas no CETIP.

O valor mínimo para investir é de R$ 5.000

A LC da Socinal Financeira é enquadrada na categoria "Renda Fixa com FGC escalonada".  Ou seja... o rendimento vai ser proporcional ao tempo em que você deixa o dinheiro lá, da seguinte forma:

"Posso retirar o dinheiro a qualquer momento? Ou é só no vencimento?

Sim, após fazer um agendamento com no mínimo 3 dias úteis.
Contudo, o rendimento sofrerá um abatimento e será compatível com uma aplicação que tivesse sido feita para o prazo em que existiu. Exemplo:
Se você aplicou em uma LC com vencimento em 36 meses com rendimento de 118% do CDI, mas resgatou com 26 meses, o rendimento será calculado com a porcentagem referente ao título de 24 meses, ou seja, 115% do CDI."

 Mas como está o balanço / rating da Socinal??


 O balanço deles está bom, até o momento sem sequências de prejuízo que possam assustar, conforme abaixo:





 
Lucro Líquido Socinal. Fonte: Bancodata







 Como podemos ver, a empresa está mantendo um lucro razoável nos últimos anos / trimestres, salvo no ano de 2015 em que operou no vermelho.

Conclusão:

Ao meu ver, a Socinal Financeira tem trabalhado durante vários anos com seriedade, sem pregar preças nos investidores, e a LC escalonada deles me parece ser o produto de renda fixa com liquidez que apresenta maior rentabilidade do mercado. Quanto à segurança, por ser uma financeira, e não um banco, entendo que esteja mais sujeito a interpéries ou problemas focais, mas já que tem FGC.... a segurança no final das contas acaba sendo muito boa. Se você é adepto da máxima "Segura na mão do FGC e vai...", fica aí mais uma dica ou palpite de opção de investimento em tempos de juros baixos! 

Atualização em Junho/2017 - Para nossa desgraça, a Socinal abaixou as taxas... Vou manter o post original como foi escrito, mas se prepare para valores significativamente menores que os descritos na postagem.

 

12 comentários:

  1. O(a) Socinal há tempos demonstra que é uma corretora sólida, esse LC de 118% só é válido se cumprir o prazo da aplicação, fora isso segue a regra que está no site deles "Sim, após fazer um agendamento com no mínimo 3 dias úteis.
    Contudo, o rendimento sofrerá um abatimento e será compatível com uma aplicação que tivesse sido feita para o prazo em que existiu. Exemplo:
    Se você aplicou em uma LC com vencimento em 36 meses com rendimento de 118% do CDI, mas resgatou com 26 meses, o rendimento será calculado com a porcentagem referente ao título de 24 meses, ou seja, 115% do CDI."

    ResponderExcluir
  2. Vale apena verificar mesmo. Obrigado por esse insight gatinhainvestidora! Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Por ora estou na easy e estuo curtindo. Mas valeu o post para referência futura.

    ResponderExcluir
  4. Gatinha, bom dia.
    Pesquise também a Negresco, no estado do Parana... Eles pagam 120% CDI com liquidez diária também!
    NEBJ

    ResponderExcluir
  5. Ótima dica, gatinha investidora. Valeu!

    ResponderExcluir
  6. GI,

    Não é muito meu perfil .. mas .. uma ressalva para classificação de risco das dívidas .. muita gente só olha taxa ...

    Abs,

    ResponderExcluir
  7. Sim, ótima dica, gatinha investidora....vlw

    Abs.
    EQRP

    ResponderExcluir
  8. Gatinha Investidora, cadê você? Hoje já são 30 de maio!

    ResponderExcluir
  9. Entrei no site deles agora e apareceu 110% do CDI pra 48 meses. É isso mesmo? Caiu de 119 pra 110 em menos de 1 mês??? Ou estou fazendo algo errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... pelo visto eles abaixaram as taxas! Damn it!

      Excluir
  10. Toma cuidado, não é incomum que produtos de renda fixa com yields acima da média do mercado tenha relações risco/retorno piores que aplicações de renda variável.
    Já repeti esse discurso em outro blog hoje, mas a crise imobiliaria americana evidenciou isso muito bem com a questão das CDO's (collateralized debt obligation), na qual bancos americanos colocavam pequenos percentuais de junk bonds em títulos com ratings altos (por isso tidos por seguros) para aumentar o retorno das aplicações.
    O mercado derreteu e muita gente saiu no prejuízo.

    Infelizmente não curto muito essas LC, elas são igual linguiça: eu vejo no mercado para vender mas não faço ideia o que enfiaram dentro delas na fabricação.

    Inclui seu blog no blogroll do meu,
    Abraços!

    ResponderExcluir