quinta-feira, 6 de julho de 2017

Nova opção de investimento: Banco BMG

Banco BMG é confiável? É sim, gente, é uma instituição séria que está fazendo a alegria de muita gente. Como a maioria das pessoas já sabe, o mundo dos investimentos financeiros é baseado em uma tríade investidor - instituição financeira- tomador de empréstimo. O investidor repassa o dinheiro para o banco em troca de juros "moderados", e o banco repassa por sua vez para o tomador de empréstimos a juros altos, ficando com a diferença como lucro. Todo mundo fica feliz, e é um negócio do tipo win-win-win: Quem precisa de dinheiro tem acesso a um crédito pessoal para pagar suas contas; quem possui dinheiro recebe um bom juro sobre seu capital... e o banco, obviamente, fica fazendo o meio de campo e recebendo por isso.

Tenho visto o banco BMG como uma boa oportunidade para aqueles que querem investir recebendo rendimentos altos, sem para isso perder a proteção do FGC (fundo grantidor de crédito). Com uma política de empréstimos agressiva, emprestando a juros relativamente altos para quem está quebrado, o banco tem conseguido pagar para nós, os investidores, um bom retorno, estando atualmente com uma das melhores taxas do mercado, confira só:

Como dá pra perceber, as taxas deles estão super boas... é um ótimo negócio pra quem é "taxeiro", como eu. Vale lembrar que existe uma variação da taxa para mais ou para menos de tempos em tempos, portanto antes de investir é bom conferir como estão as taxas do dia, já que não tenho como ficar atualizando o post todos os dias, né? =^.^= 

Para o CDB, eles aceitam investimentos com um mínimo de 5 mil reais, o que é salgado para muita gente, inclusive eu. Se você tem menos dinheiro, o jeito é ficar no Banco Sofisa ou Intermedium (Inter) mesmo, que aceitam aportes iniciais a valores tão baixos como 1 real e tem taxas boas também. Pra quem quer só investir uns trocados, o Sofisa é mais prático... sendo o Intermedium mais indicado para quem quer ter uma conta bancária completa, com direito a cartão e tudo mais. Vale lembrar que Intermedium é o nome "completo" do banco Inter, tá?

Fiz uma pesquisa para descobrir como o BMG consegue nos pagar taxas tão boas, e cheguei à seguintes conclusões. Primeiro, eles tem grande rede de lojas que oferece crédito consignado e empréstimos sem consulta ao SPC e SERASA, particularmente para aposentados, pensionistas e funcionários públicos civis e militares. Com um marketing bastante agressivo (veja a foto acima com o Lima Duarte), através da rede Help! e de lojas conveniadas, o BMG consegue tirar o couro dos quebrados de forma bastante eficiente. Afinal de contas, pra emprestar dinheiro para alguém negativado no SERASA, não vai ser com taxinha de mãe-pra-filho, né? Fiz uma simulação de emprestar os mesmos R$ 5.000, e a taxa de juros para empréstimo via BMG Card ficou em cerca de 60% ao ano... nada mau, hein? :-)

Lucro do banco BMG:       Fonte - Bancodata
Como sempre faço antes de investir em algum lugar, dei uma passada no site do BancoData para ver como está o balanço do banco... e não está mau não. Desde 2014 ele vem apresentando lucros positivo (apesar de decrescentes), e o Rating do banco pela classificadora de risco Fitch e pela Moody's, apesar de não ser uma Brastemp, ainda não se enquadra no grau especulativo, ou seja, ao meu ver dá pra encarar:

Uma coisa que desabona o banco, é o fato de que ele esteve envolvido no escândalo do mensalão, Em setembro de 2012 quatro diretores do banco BMG foram indiciados pela procuradoria da república. O Ministério Público Federal alegou que o banco liberou dinheiro mediante empréstimos simulados ao PT, entre outros. Na época o banco acabou por não entrar no julgamento do STF, pois foi decidido que as relações entre o banco e o governo deveriam ser melhor investigadas.

De uma forma ou de outra, se você quiser investir  com eles, a melhor forma é o cadastro direto com o banco, ao invés de usar intermediadores (como corretoras), pois em geral as corretoras sempre comem um pouco da taxa a título de spread (comissão oculta). O site deles é https://bmginvest.bancobmg.com.br, então não tem muito segredo não. 

Depois que você faz o cadastro, eles ficam mandando e-mail informativo diariamente com as taxas do dia, o que é uma conveniência. Vale a pena destacar também, que no meu caso, que fiz o cadastro mas não investi nada, depois de 1 semana mais ou menos me ligou uma "assessora" deles perguntando se eu não ia investir... situação meio desagradável, né? Principalmente porque eu não estava investindo pela simples falta de dinheiro mesmo, e tive que ficar explicando para a bendita que estava quebrada, o que para mim foi um pouco constrangedor. 

Uma outra alternativa para abrir a conta com eles, é entrar em contato diretamente com a assessora via e-mail, pedindo informações para abrir a conta. Ela faz o processo todo por e-mail (você envia fotos dos documentos, depois ela retorna com um formulário para você assinar), o que é bem rápido e sem burocracia e dificuldades como temos notado acontecer no Sofisa ou no Inter. 

Entrei em contato com uma moça chamada Talita Luiz (talita.luiz@bancobmg.com.br), que me respondeu da seguinte forma:

Olá Michelle, bom dia !

Para abertura da sua conta precisamos que envie cópia dos seguintes documentos :

   - CPF e RG
   - Comprovante de residência
           Informações no documento anexo. Qualquer dúvida, estou à disposição para falarmos.
Att

Talita Luiz, CFP®
Banco BMG
Superintendência de Captação
Tel: (11) 2847-7634 / (11) 9.5031-2181
Av. Brigadeiro Faria Lima, 3.477 – 9º andar
E mail: talita.luiz@bancobmg.com.br
Uma coisa que me deixou bastante impressionada, foi o fato de que ela possui a dificílima e caríssima certificação "CFP - Certified Financial Planner", que é um título internacional de planejador financeiro,  que pouquíssima gente tem aqui no Brasil. Portanto esta moça que me respondeu os e-mails de forma tão humilde e singela, está na realidade habilitada para fazer gestão de grandes fortunas, wealth management, gestão sucessória, planejamento financeiro para aposentadoria, e tudo mais que você possa precisar. Ponto para o BMG, que nos oferece profissionais altamente qualificados sem custo adicional, né? Para fazer esse serviço bastava alguém com o ultra-básico CPA-10 (certificação normalmente usada por gerentes de bancos e funcionários que vendem produtos financeiros)...

Sendo assim, minha conclusão - ou melhor, o meu palpite - é que o banco BMG é um lugar muito bacana para se investir, e todos os investimentos deles contam a garantia adicional do FGC, o Fundo Garantidor de Crédito, para investimentos de até 250 mil por CPF.

Agora vem uma surpresa... deixei a melhor parte para o final!!! Uma coisa que vale a pena falar, é que apesar de eles não divulgarem, existe um produto oculto, quase que um "easter egg", que é o CDB escalonado, com rendimentos de até uns 117% do CDI e liquidez "diária" (na verdade não é liquidez diária, mas sim liquidez bimestral, com resgate possível apenas em datas específicas a cada 2 meses). Pra ter acesso a esse produto "oculto", tem que pedir via e-mail diretamente para a funcionária, tá? Você não vai encontrar informações sobre o CDB escalonado na plataforma online.


Legal, né? Por hoje era isso... espero que vocês tenham gostado!! A pedidos, deixei essa postagem em um tom mais informal, mas no fundo é a mesma Michelle de sempre.... afinal de contas não dá pra esquecer que por trás da blogueira existe uma pessoa também, cheia de medos, inseguranças, brigas familiares, dificuldades no trabalho, cachorro doente, e tudo mais que você possa imaginar...

Beijinho, gente!!  #PartiuBMG

19 comentários:

  1. Muito bacana este post, vou reservar uma graninha depois e testar.

    Vlw.

    ResponderExcluir
  2. Nooossaaa...uma ótima dica...Valeu A gatinnha investidora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah... brigada pelo carinho... é só um palpite, né? Pra mim parece bom, mas vai saber... :-)

      Excluir
  3. Sou fã de CDBs e renda fixa em geral,eu já sabia que tinha como investir com eles, mas antes os valores eram muitos altos e com menores opções, devem ter visto o sucesso dos concorrente e entraram nessa onda também, ótima dica !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o fim da "farra da Caruanã" e a falta de lastro na CHB, temos que correr atrás de novas oportunidades, e essa é uma delas, né? Brigada pela visita!! =^.^=

      Excluir
  4. Olá, particularmente não confio no Banco BMG... eles já esteve envolvido em alguns escândalos, principalmente na época do Mensalão. Talvez para alguma coisa de curto prazo, mas 5 anos eu não arrisco.
    Ps: O Banco Intermedium mudou de nome mesmo, agora é Banco Inter, não é mais "apelido".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Informação muito importante essa, viu? Já incluí no post, obrigada!

      Excluir
  5. Pois é, também não sou fã do BMG, na minha região são inúmeros os inquéritos referentes a estelionato realizado por representantes financeiros do BMG. Eles fazem financiamentos em nome da pessoa sem ela saber, especialmente idosos.
    Porém, investimento é outra história, analisarei a opção com carinho, rs..
    Obrigado pela informação, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o chato é que são justamente os lugares com esse tipo de "probleminha" que tem as maiores taxas... a vida de taxeiro tem dessas, né? =^.^=

      Excluir
  6. Como alguem sem nada investe em tantos negocios distintos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha eu só abri a conta lá, não investi não... passei o maior vergonhão depois a moça me ligou falando pra eu investir... ;-)

      Excluir
  7. Oi Michelle! Manda uma foto sua de frente e de perfil pra eu te ver?

    ResponderExcluir
  8. Olá, Gatinha. É...Mas tá desanimador esses tal de investimentos em IPCA, IGPM. Virou uma renda variável, negativa. Investi pouca coisa nisso aí, e tô levando uns prego. Alguém sabe se no final eles te pagam, tipo os 6% ao ano prometido, mesmo que continue negativo esses índices, ou é prejuízo mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente investimentos IPCA+ ou IGPM+, em caso de indices negativos, vão ter redução do valor do investimento... o único lugar que só considera valores positivos são as imobiliárias, pra corrigir aluguel. Chato, né? :-/

      Excluir
  9. Por acaso eu analisei o BMG hoje... e tb achei uma opção interessante de investir.

    Gatinha, vc posta muito, agita a blogosfera... mas pq não divulga sua carteira como a maiorira? rs

    Abraço,
    PD7

    ResponderExcluir
  10. parabéns pela dica, acabei investido lá hoje.
    Queremos mais dicas assim para taxeiros, como eu e você :)

    ResponderExcluir
  11. Não vi muita diferença de spread entre o BMG e a plataforma de títulos de renda fixa da XPI.
    O CDB pós IPCA+, por exemplo, com 3 anos de vencimento, sai a 7,0% na XPI e a 7,1% no BMG (no simulador do site deles).
    0,1%? Não é o suficiente para eu mexer o braço, apertar o botão do mouse, fazer cadastro no banco e ficar recebendo e-mail e ligação de consultor 24/7

    ResponderExcluir